segunda-feira, 16 de abril de 2012

Expressando-se plenamente

Geralmente a nossa sociedade funciona de modo bem superficial, bem frívolo. O poder controlador é o dinheiro ou algum barulho bem grande. Nossos olhos e ouvidos não estão abertos ou não são sutis o bastante para ver e ouvir as coisas. A maioria das pessoas que visita o Zen Center considera o lugar estranho: "Eles não falam muito. Eles nem mesmo riem. O que eles estão fazendo?". Aqueles que estão acostumados com grandes ruídos podem não perceber, mas conseguimos nos comunicar sem falar tanto. Podemos nem sempre estar sorrindo, mas sentimos o que as outras pessoas sentem. Nossa mente está sempre aberta e nós nos expressamos plenamente.

Nós podemos estender essa prática para a vida urbana e ser amigos uns dos outros. Não é tão difícil quando você decide ser honesto consigo mesmo e se expressa plenamente, sem esperar coisa alguma. Somente sendo você e estando pronto a entender os outros é que estendemos a prática para o dia-a-dia.

Não sabemos o que irá acontecer. Se não conseguirmos nos expressar plenamente em cada momento, poderemos lamentar isso mais tarde. Por esperarmos algum tempo futuro, perdemos alguma oportunidade e somos mal compreendidos pelo nosso amigo. Não esperem mais. Expressem-se plenamente.

(Shunryu Suzuki, Nem Sempre é Assim - Praticando o verdadeiro espírito do ZEN- Ed. Religare)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO

Em observância à recomendação do Decreto Distrital, as atividades do Zen Brasília serão temporariamente suspensas, inclusive a Jornada de Z...